MOXABUSTÃO: UMA REVISÃO DA LITERATURA
Palavras-chave:
moxabustão, artemísia, acupunturaResumo
A Medicina Tradicional Chinesa é a arte de prevenir e tratar doenças, através de meios naturais. Teve sua origem na China há cerca de cinco mil anos e possui vários recursos terapêuticos, mas os mais conhecidos são a Acupuntura, a Fitoterapia e a Moxabustão. A moxabustão é um método terapêutico que visa utilizar determinadas substâncias ou ervas para aquecer pontos de acupuntura ou áreas do corpo a serem tratadas. O calor resultante deste processo produz estímulos que regularizam as funções fisiológicas, por intermédio dos meridianos. A matéria prima mais utilizada para se fazer a moxa é a folha da planta Artemísia vulgaris. Há uma carência muito grande de materiais bibliográficos que embasem as pesquisas com a moxabustão. Desta forma, este estudo teve como objetivo, fazer uma revisão bibliográfica acerca da técnica de moxabustão, descrevendo a ação terapêutica da erva Artemísia vulgaris e relatando alguns estudos realizados sobre a moxabustão com suas correlações científicas. Através do estudo se observou que a literatura sobre o assunto se restringe muito aos tratados de medicina chinesa e as pesquisas científicas são escassas. Entretanto, foi possível através desta revisão, reunir muitas informações acerca da técnica de moxabustão, e sugere-se mais e urgentes estudos sobre o assunto, visando elucidar mais a técnica.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Edição
Seção
TRABALHOS PUBLICADOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
MOXABUSTÃO: UMA REVISÃO DA LITERATURA. (2013). Fiep Bulletin - Online, 83(2). https://ojs.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/2734