FUMO: A REALIDADE ENTRE OS ACADEMICOS DA ÁREA DA SAÚDE
Palavras-chave:
Tabagismo, Saúde, Prevalência do fumoResumo
O consumo de cigarro é responsável pela morte de aproximadamente 5 milhões de pessoas a cada ano. Dentro dessa perspectiva existem indivíduos de vários campos de atuação profissional, dentre eles o da área da saúde, sendo responsáveis em transmitir informações sobre os prejuízos e riscos que o cigarro podem causar ao organismo à longo prazo, porém apesar de todo o conhecimento quanto aos malefícios, alguns indivíduos ainda assim iniciam o hábito de fumar. O presente estudo teve por objetivo mostrar a realidade do consumo de tabaco entre os acadêmicos dos cursos de Enfermagem, Nutrição e Educação Física da UNIDERP da cidade de Campo Grande – MS. Com base no objetivo proposto, esta pesquisa é caracterizada como um estudo descritivo de campo, com abordagem quantitativa. A amostra foi composta por 418 acadêmicos, fumantes, fumantes ocasionais, ex-fumantes e não fumantes, com média de idade de 23,4 ± 13,8 anos. Como instrumento de pesquisa foi utilizado um questionário de dezenove perguntas fechadas referente às características pessoais. Observa-se no total dos cursos estudados, uma prevalência do sexo feminino sobre o masculino no que diz respeito ao número total de fumantes e fumantes ocasionais. Entre a população dos 418 acadêmicos, encontraram-se 15% fumantes e 85% não fumantes, onde 3,12% eram ex-fumantes. Os dados revelam que mesmo tendo conhecimento sobre os malefícios do cigarro, os estudantes na área da saúde ainda persistem nessa área, uma vez que, os mesmo deveriam dar exemplos para a população.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Edição
Seção
TRABALHOS PUBLICADOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
FUMO: A REALIDADE ENTRE OS ACADEMICOS DA ÁREA DA SAÚDE. (2013). Fiep Bulletin - Online, 83(2). https://ojs.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/2721