ESTUDO COMPARATIVO ENTRE A PRÁTICA DA CAPOEIRA NO BRASIL (CURITIBA) E NA ESPANHA (COMUNIDADE AUTÔNOMA DE CASTILLA E LEÓN)
Palavras-chave:
Capoeira, estudo comparativo, sociedade,Resumo
A partir da década de 70 inicia-se a expansão da Capoeira pelo mundo e ao contrário do que muitos ainda pensam, esse processo não foi e continua sem ser fácil. O estudo comparativo entre a prática da capoeira no Brasil (Curitiba) e na Espanha (Comunidade Autônoma de Castilla e León) nos mostra como está sendo a inserção e adaptação da Capoeira na Espanha através de como seus divulgadores tentam satisfazer os novos adeptos, entender o que procuram na atividade e ao mesmo tempo ter o devido cuidado para que a sua essência não seja perdida. Também nos é revelado que tipo de público acede a esta atividade e qual é o significado que se atribui à sua prática na atualidade em seu país de origem e na Espanha. Para este estudo foram realizadas entrevistas abertas com um total de 150 praticantes de Capoeira do Brasil e da Espanha e com 13 profissionais brasileiros que se encontravam ministrando aulas de Capoeira na Espanha no ano de 2008. Como parte dos resultados obtidos, pode-se perceber que enquanto os brasileiros vivenciam a Capoeira em todos os seus aspectos, a relação entre os espanhóis e a Capoeira ainda parece ser meramente de consumidor-produto, projetando claramente os ideais da sociedade capitalista.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Publicado
2011-01-04
Edição
Seção
TRABALHOS PUBLICADOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
ESTUDO COMPARATIVO ENTRE A PRÁTICA DA CAPOEIRA NO BRASIL (CURITIBA) E NA ESPANHA (COMUNIDADE AUTÔNOMA DE CASTILLA E LEÓN). (2011). Fiep Bulletin - Online, 81. https://ojs.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/269