UMA VISÃO DA QUALIDADE DE VIDA DE PACIENTES PORTADORES DE INSUFICIÊNCIA CARDÍACA QUANTO A PRESCRIÇÃO MEDICAMENTOSA.
Palavras-chave:
Insuficiência Cardíaca, Qualidade de vida, Unidade Básica de SaúdeResumo
A insuficiência cardíaca (IC) é, dentre todas as doenças crônicas não transmissíveis, a mais preocupante no setor de saúde no mundo inteiro. Embora haja grandes avanços na medicina nas últimas cinco décadas, nos dias atuais, a mortalidade chega a mais de 50% dos casos confirmados em até cinco anos, a partir da confirmação do diagnóstico. Medidas educativas, terapêuticas, farmacológicas e não farmacológicas devem ser incentivadas, já que a IC é uma doença incapacitante e diminui a qualidade de vida do paciente. O objetivo deste estudo foi expor uma visão da qualidade de vida de pacientes portadores de IC quanto à prescrição medicamentosa em uma unidade de saúde. Este foi um estudo transversal retrospectivo realizado em uma unidade básica de saúde (UBS) do município de Maringá, Paraná, cujos dados foram coletados a partir de prontuários de pacientes portadores de insuficiência cardíaca. Para inclusão na amostra, o prontuário deveria constar o medicamento digoxina. Como resultado foi observado uma maior prevalência de mulheres (56.92%) em relação aos homens cuja média de idade foi de 68,95±13.2, a faixa etária de maior concentração de pacientes foi entre 71 a 80 anos e foi constatado 187 prescrições medicamentosas que possibilitariam o agravo de efeitos adversos aos pacientes portadores de IC. Este estudo permitiu concluir que a qualidade de vida de pacientes portadores de IC pode ser diminuída pela própria medicação utilizadaDownloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Edição
Seção
TRABALHOS PUBLICADOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
UMA VISÃO DA QUALIDADE DE VIDA DE PACIENTES PORTADORES DE INSUFICIÊNCIA CARDÍACA QUANTO A PRESCRIÇÃO MEDICAMENTOSA. (2013). Fiep Bulletin - Online, 83(2). https://ojs.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/2673