ATIVIDADE FISICA HABITUAL E SUA RELAÇÃO COM O NIVEL DE APTIDÃO FÍSICA DOS ALUNOS DO INSTITUTO FEDERAL DE ALAGOAS – IFAL
Palavras-chave:
atividade física habitual, inatividade, aptidão física,Resumo
O objetivo do estudo foi realizar um levantamento de indicadores de saúde, como hábitos de atividade física habitual e relacionar com o nível de aptidão física, resistência aeróbia, nos alunos do Instituto Federal de Alagoas – IFAL. A amostra utilizada neste foi constituída por 83 alunos do IFAL, sendo 42 meninas e 41 meninos matriculados que frequentam as aulas de educação física, com idades compreendidas entre os 14 e 17 anos. Para coleta de dados, utilizou-se: o questionário de atividade física habitual (QAFH) e o teste dos 12 minutos proposto por Cooper. Os resultados evidenciaram no que se diz respeito ao nível de atividade física habitual, que, a maioria, 42% dos avaliados apresenta-se ativos, enquanto 13% encontram-se pontuados como Muito Ativos 29% Moderadamente Ativos e por fim 16% se encontram inativos. Já em relação à capacidade aeróbia, pôde-se observar que a grande maioria encontra-se classificadas como Muito Fraco no nível de atividade física aeróbia avaliada com 65%, onde notamos também que 19% encontram-se Fraco, 10% classificado como médio 5% Bom e apenas 1% como Muito Bom. Os resultados do estudo revelam que dentre os alunos avaliados, o fato de eles serem habitualmente ativos não garante necessariamente que possam ser aptos fisicamente.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Publicado
2011-01-04
Edição
Seção
TRABALHOS PUBLICADOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
ATIVIDADE FISICA HABITUAL E SUA RELAÇÃO COM O NIVEL DE APTIDÃO FÍSICA DOS ALUNOS DO INSTITUTO FEDERAL DE ALAGOAS – IFAL. (2011). Fiep Bulletin - Online, 81. https://ojs.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/260