ÍNDICE DE LESÃO DO MANGUITO ROTADOR EM PRATICANTES DE GINÁSTICA NA ACADEMIA EQUILIBRIUM
Palavras-chave:
Índice de Lesão, Manguito Rotador e Praticantes de Ginástica,Resumo
O ombro é a associação harmônica de cinco articulações (articulação glenoumeral, articulação acrômioclavicular e esternoclavicular, articulação subacromial, articulação escapulotorácica) que caracterizam a cintura escapular. O movimento em sincronia dessas articulações determina uma articulação indolor e sem lesões. A parte superior da cabeça umeral é coberta por um capuz tendinoso resultante da fusão dos tendões de terminação dos músculos subescapular, pela frente, supra- espinhal acima, infra- espinhal e o redondo menor por detrás. Esse capuz tendinoso adere intimamente à cápsula articular, formando uma cobertura sobre a cabeça umeral, e daí o nome "manguito rotador". Uma das principais funções do manguito rotador é possibilitar a rotação do ombro. Outra função do manguito rotador é estabilizar a parte superior da articulação do ombro. O objetivo da presente pesquisa teve como: identificar o índice de lesão do manguito rotador em praticantes de ginástica da Academia Equilibrium do bairro Ponta Verde, Maceió-AL. Metodologia: O presente trabalho atendeu às Normas para a Realização de Pesquisa em Seres Humanos, Resolução 196/96, do Conselho Nacional de Saúde, de 10/10/1996 (BRASIL, 1996). Após ser submetido ao comitê de ética da Faculdade de Alagoas teve a aprovação sob o Protocolo nº 016/09. Análise e discussão dos resultados: Após dezesseis semanas (16) semanas de intervenção e de aplicação dos questionários de escala UCLA modificada (Universidade da Califórnia em Los Angeles Shoulder Rating),ficou constatado que dos duzentos e sessenta e um alunos (261) matriculados, oitenta e quatro (84) são do gênero masculino e cento e setenta e sete são gênero feminino (177). Com faixa etária compreendida entre 18 e 45 anos de idade. Verificou-se que dos oitenta e quatro (84) homens, dois (02) apresentaram dores na articulação de joelho e ombro, um (01) apresentou dores no trapézio e um (01) apresentou dores no ombro e na coluna lombar. Conclusão: Pode-se concluir que após os praticantes de ginástica da academia Equilibrium serem submetidos ao estudo, não foi observado lesão do manguito rotador, sugere-se que sejam feitas novas pesquisas em outras academias de ginástica de Maceió e que se inclua o público feminino.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Publicado
2011-01-04
Edição
Seção
TRABALHOS PUBLICADOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
ÍNDICE DE LESÃO DO MANGUITO ROTADOR EM PRATICANTES DE GINÁSTICA NA ACADEMIA EQUILIBRIUM. (2011). Fiep Bulletin - Online, 81. https://ojs.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/258