A MOTRICIDADE HUMANA DE MANUEL SERGIO PERSPECTIVAS PARA OPERACIONALIZAÇÃO NO BRASIL.
Palavras-chave:
Motricidade Humana, conhecimento científico, Formação Profissional, Diretrizes curricularesResumo
O texto procura evidenciar as diferentes questões que envolveram o caminhar da Motricidade Humana,desde seu surgimento a partir da proposta de uma nova Ciência feita pelo Filosofo Português Manuel SérgioVieira e Cunha, destacando a sua importância e significação para a área da Educação Física, pois considero queessa foi uma teoria que sustentou a implantação dos Cursos de Graduação de Bacharéis em Educação física noBrasil, ocasionando uma serie de discussões sobre o objeto de estudo que deve dar sustentação a essa área doconhecimento, enveredando esse debate na diferentes Comissões de Especialistas que elaboraram asjustificativas que deram origem aos pareceres e resoluções emanadas do Conselho Nacional de Educação doMinistério de Educação e que serviram para estabelecer os parâmetros das Diretrizes Curriculares Nacionaispara a formação dos profissionais dessa área de conhecimento. Nesse texto fica explicito que a MotricidadeHumana não representa apenas uma simples mudança de nome, porque anuncia uma nova Ciência que estudao movimento humano intencional, espontâneo, livre e desinteressado, que permite a transcendência, e,portanto, exprime todos os momentos da vida humana desde o nascimento até a morte, favorecendo a que nelase fundamente o desporto, a dança, a ergonomia, as lutas, a reabilitação, o ioga, tornando-se com totalpertinência a raiz científica dos vários aspectos da motricidade do humano.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Edição
Seção
TRABALHOS PUBLICADOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
A MOTRICIDADE HUMANA DE MANUEL SERGIO PERSPECTIVAS PARA OPERACIONALIZAÇÃO NO BRASIL. (2012). Fiep Bulletin - Online, 79(1). https://ojs.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/2568