AVALIAÇÃO ESTATURAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES DO MUNICÍPIO DE ARAPIRACA – AL.
Palavras-chave:
estatura, crianças, adolescentesResumo
O objetivo do presente estudo foi avaliar a estatura de escolares de ambos os sexos com a idade entre 10 e 15 anos. Aamostra foi constituída de 469 escolares de ambos os sexos de 10 e 15 anos, escolhidos voluntariamente, sendo 211 do sexomasculino e 258 do sexo feminino matriculados na rede municipal de ensino do município de Arapiraca – AL no ano de 2009.Para coleta dos dados utilizou-se um estadiômetro e o protocolo citado por Petroski (2003). Para o tratamento dos dados foiutilizado a estatística de tendência central, e posteriormente, visando contemplar o total de possibilidades de comparação dasestaturas entre as idades por sexo utilizou-se o método de análise de variância (ANOVA ONE WAY), e para verificar a existênciade diferenças entre os sexos por idade utilizou-se o Teste t de student para amostras independentes. Por fim, para identificar aspossíveis diferenças das comparações foi utilizado o procedimento Post Hoc de Tukey. O nível de significância adotado foi de??0,05. Os resultados demonstram que tanto os escolares do sexo masculino, quanto do sexo feminino se encontram dentro dopadrão de normalidade em relação às curvas de crescimento proposta pela OMS (2007). Observou-se também que houvediferenças significativas nas análises comparativas para a estatura entre as idades e entre os sexos por idade. Conclui-se queos resultados corroboram com as afirmações e achados existentes na literatura científica vigente em relação ao crescimentoestatural.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Edição
Seção
TRABALHOS PUBLICADOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
AVALIAÇÃO ESTATURAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES DO MUNICÍPIO DE ARAPIRACA – AL. (2012). Fiep Bulletin - Online, 82(1). https://ojs.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/2542