ATIVIDADE FÍSICA E HIPERTENSÃO: MITIGAÇÃO EXERCÍCIO CIRCUITO DA DOENÇA.
Palavras-chave:
pressão arterial, atividade física, idososResumo
Atividade física aeróbica é um dos principais pilares do tratamento não farmacológico em pacientes hipertensos. Há evidências de que a prática regular de exercícios aeróbicos, como 30 ou 40 minutos de caminhada rápida, 3 ou 4 vezes por semana pode reduzir a pressão arterial. Com a atividade física isotônica, progressiva e sistemática do que 20 minutos por dia, tem havido uma diminuição na mortalidade por causas cardiovasculares em 30%. Por outro lado, indivíduos sedentários e normotensos têm 20% e 50% maior risco de desenvolver hipertensão quando comparadas com aquelas que mantêm treinados. O benefício do exercício não pode ser atribuída exclusivamente à pressão arterial mais baixa, uma vez que a prática de favoravelmente modifica os lipídios do sangue, freqüência cardíaca diminui refletindo uma menor atividade nervosa simpática aumenta prostaglandinas vasodilatadoras, atividade da renina diminui plasma e melhora a sensibilidade à insulina. Conscientização dos profissionais de higiene corporal fazendo exercícios físicos cumprir com dieta adequada, de baixo teor alcoólico e gordura. Além disso, o sentimento de ser atribuído ao aumento induzido pelo exercício endorfinas, traz uma melhor qualidade de vida. Para todos os prefixo, não parece haver nenhuma razão para limitar a prática de atividade física aeróbica em pacientes com hipertensão leve a moderada. Apenas aqueles com doença cardiovascular ou outros problemas graves de saúde necessitam de avaliação adicional antes de um treino, que em alguns casos, deve ser sob supervisão médica.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Edição
Seção
TRABALHOS PUBLICADOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
ATIVIDADE FÍSICA E HIPERTENSÃO: MITIGAÇÃO EXERCÍCIO CIRCUITO DA DOENÇA. (2012). Fiep Bulletin - Online, 82(2). https://ojs.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/2537