A VOZ DO ALUNO NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA
Palavras-chave:
Diálogo, Educação Física, EscolaResumo
(Introdução) O diálogo nas aulas são essências no processo de ensino aprendizagem e para garantir que o aluno tenha voz nas aulas, o professor precisa entender que o aluno ao chegar à escola, ele traz consigo várias possibilidades de vivências e o professor ao lidar com essas experiências deve ter o cuidado de selecioná-las por estas procederem de diversos valores, discursos e subjetividades. No entanto, ainda percebemos que a relação professor/ aluno está centrada no professor o qual se considera o centro do saber, os alunos não tem o direito de dialogar nas aulas, de expressarem as suas opiniões de fazerem parte da construção do saber. Diante disto, esta pesquisa tem por objetivo verificar o diálogo entre aluno e professor nas aulas de educação física numa escola pública. O trabalho norteou-se por uma indagação central: Por que o diálogo não se faz presente nas aulas de Educação Física? (Metodologia) A fim de responder a esta indagação tomamos por base uma pesquisa de abordagem qualitativa, com a qual nos subsidiamos da observação de aulas de educação física com alunos do 2º ano (ensino médio) de uma escola pública, como também realizamos uma pesquisa bibliográfica, com a qual levantamos e analisamos as referências (livros e artigo) referentes à voz do aluno. (Conclusão) Concluímos que, o diálogo é muito importante durante o processo de ensino-aprendizagem, pois, as aulas para que de fato aconteçam deve haver trocas de saberes. Com isso, a pesquisa trouxe contribuições para o nosso processo de formação, pois, nos possibilitou compreender a importância de termos um olhar diferenciado em relação ao principal sujeito da nossa pratica pedagógica: o alunoDownloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Edição
Seção
TRABALHOS PUBLICADOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
A VOZ DO ALUNO NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA. (2012). Fiep Bulletin - Online, 82(2). https://ojs.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/2525