A ATIVIDADE FÍSICA ENTRE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO DAS REDES PÚBLICA E PARTICULAR
Palavras-chave:
classe social, atividade física, estudantesResumo
O objetivo deste estudo foi verificar a prevalência de atividade física entre os gêneros de diferentes condições econômicas de jovens estudantes do Rio de Janeiro. Foram selecionados 214 estudantes de uma escola particular (n = 100; idade = 15,7 ± 1,0) e duas escolas estaduais (n = 114; idade = 16,4 ± 1,0). Foram aplicados dois questionários, um com o objetivo de verificar a classe econômica e outro para identificar gênero, idade, onde estuda, se pratica atividade física e porque não pratica para os que não fazem. Após análise descritiva, dos 214 indivíduos, 51% são fisicamente ativos (FA) e 49% fisicamente inativos (FI). Essa proporção foi um pouco maior nas escolas públicas 56% contra 40%. Moças (69%) são mais FI que rapazes (22%), principalmente as das escolas públicas (77%) em comparação às da escola particular (56%). A proporção de FA reduz linearmente à medida que diminui o poder aquisitivo dos estudantes tanto em rapazes quanto em moças. O principal motivo alegado para a inatividade foi “falta de tempo” em ambos os gêneros. Os resultados indicaram alto índice de FI entre os jovens estudantes, principalmente em moças de menor classe econômica.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Edição
Seção
TRABALHOS PUBLICADOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
A ATIVIDADE FÍSICA ENTRE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO DAS REDES PÚBLICA E PARTICULAR. (2012). Fiep Bulletin - Online, 82(1). https://ojs.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/2501