AVALIAÇÃO EPIDEMIOLÓGICA DOS CASOS DE HEPATITE C COM BASE NO SINAN
Palavras-chave:
Epidemiologia, Hepatite C, Sistemas de Informação.Resumo
Entre as doenças endêmico-epidêmicas, que representam importantes problemas de saúde pública no Brasil configura-se a hepatite C. O objetivo do estudo consiste em avaliar a situação epidemiológica da Hepatite C no Brasil, com base nos dados do Sistema de Informação Nacional de Agravos e Notificações (SINAN). Trata-se de um estudo observacional, descritivo, utilizando os dados dos indicadores epidemiológicos e de morbidade do SINAN no período de 2007 a 2010. Com base nos resultados, observou-se um acréscimo no numero de casos diagnosticados de hepatite C no ano de 2008 e 2009, seguido de uma discreta diminuição no ano de 2010. A principal fonte/mecanismo de infecção do vírus ocorreu pelo uso de drogas injetáveis, sendo o sexo masculino o responsável pelo maior número de casos em todas as formas de transmissão. Com relação à idade a faixa etária mais atingida foi de 40 a 59 anos e o Sudeste a região com maior número de casos notificados. No entanto foram observadas incoerências nos dados com relação à faixa etária em menores de um ano e a fonte/mecanismo de infecção por acidentes de trabalho e uso de drogas injetáveis, bem como inconsistência nos dados no que se refere a fonte/mecanismo de infecção notificada por região do país. Conclui-se que a prática da notificação de doenças constitui uma atitude fundamental para melhoria da prestação da assistência em saúde, evidenciando a necessidade de desenvolver ações de educação permanente na busca de capacitar os profissionais da área no preenchimento correto e completo da ficha de notificação compulsória, bem como no sistema de informação, possibilitando um melhor planejamento das ações em saúde no Brasil.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Edição
Seção
TRABALHOS PUBLICADOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
AVALIAÇÃO EPIDEMIOLÓGICA DOS CASOS DE HEPATITE C COM BASE NO SINAN. (2012). Fiep Bulletin - Online, 82(2). https://ojs.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/2497