AVALIAÇÃO DAS HABILIDADES MOTORAS FUNDAMENTAIS EM CRIANÇAS DE 10 A 12 ANOS: UM ESTUDO COMPARATIVO
Palavras-chave:
Habilidades motoras fundamentais, Educação física escolar, Avaliação das habilidades motoras fundamentaisResumo
A ausência de atividades que exigem coordenação e habilidade motora geral acarreta diminuição do rendimento motor, e estes desfalques estão interligados a quantidade de experiências motoras vivenciadas. Levando em consideração que a prática é a chave para o desenvolvimento máximo de padrões de habilidades motoras, as crianças poderão refinar suas habilidades motoras nas aulas de Educação Física escolar. O presente estudo teve como objetivos analisar e comparar os níveis das habilidades motoras de 47 crianças com idades de 10 a 12 anos de uma escola pública municipal da cidade de Maceió em relação a 47 crianças da mesma faixa etária de uma escola pública municipal da cidade de Marechal Deodoro. Tratou-se de uma pesquisa descritiva e comparativa, utilizando testes baseados na Matriz Analítica das habilidades motoras fundamentais de Gallahue (2005). Os resultados indicaram diferenças significativas entre os grupos das escolas das cidades de Maceió e de Marechal Deodoro, evidenciando que as crianças recrutadas ainda apresentavam baixas frequências da classificação no estágio maduro das habilidades motoras fundamentais apesar dos alunos disporem de aulas regulares de Educação Física na escola. Tornando real a necessidade de aulas de Educação Física mais abrangentes visando atender as necessidades de estimulação motora das crianças.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Edição
Seção
TRABALHOS PUBLICADOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
AVALIAÇÃO DAS HABILIDADES MOTORAS FUNDAMENTAIS EM CRIANÇAS DE 10 A 12 ANOS: UM ESTUDO COMPARATIVO. (2012). Fiep Bulletin - Online, 82(2). https://ojs.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/2481