APTIDÃO FÍSICA EM POVOS INDÍGENAS: UM ESTUDO DE REVISÃO
Palavras-chave:
indígena, aptidão física, antropometria.Resumo
Esta pesquisa teve como objetivo investigar os estudos envolvendo a aptidão física em povos indígenas. Caracterizou-se por ser bibliográfica, tendo como base o estudo de artigos em periódicos das bases digitais da Biblioteca Virtual em Saúde (BIREME) e Scientific Eletronic Library Online (SciELO) disponíveis na internet e publicados nos últimos 10 anos. Os termos utilizados nos estudos envolvendo a aptidão física em povos indígenas são diversos, sendo a antropometria o mais utilizado, seguido de crescimento físico. As medidas utilizadas no estudo da aptidão física em povos indígenas são peso, estatura, circunferências e dobras cutâneas, sendo que a maioria dos estudos utilizam as medidas de peso e estatura. Os procedimentos utilizados em sua maioria são aqueles recomendados pela Organização Mundial de Saúde. Os valores de referência mais utilizados são os recomendados pela Organização Mundial de Saúde (OMS), tendo como população de referência a do National Center for Health Statistics (NCHS). Não foram verificadas adequações culturais no que se refere aos protocolos ou referências em estudos envolvendo os povos indígenas, visto as recomendações da OMS.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Edição
Seção
TRABALHOS PUBLICADOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
APTIDÃO FÍSICA EM POVOS INDÍGENAS: UM ESTUDO DE REVISÃO. (2012). Fiep Bulletin - Online, 82(2). https://ojs.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/2474