O STREETBALL NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
Palavras-chave:
streetball, cultura urbana, educação física escolarResumo
Este artigo é parte inicial de trabalho de conclusão de curso e trata da inclusão do streetball ou basquete de rua dentro do universo escolar, como conteúdo da educação física, uma vez que se apresenta como uma prática corporal envolta por relevantes significações culturais. Relacionado ao movimento hip-hop, o streetball aparece no cenário sócio-esportivo com ampla divulgação por parte da mídia, estabelecendo uma relação interessante entre a cultura urbana e a mercantilização cultural. Uma vez que o streetball já foi incorporado espontaneamente por alunos da rede pública e particular de educação, e que possui características singulares de uma prática esportivo-cultural, apresenta relevância para o estudo de uma possível relação com a educação formal. Além disso, nesta primeira etapa, buscou-se realizar um levantamento teórico do que é streetball, de como se difundiu, quais seus aspectos sócio-culturais, quais seus aspectos esportivos e sua relação com o basquetebol “tradicional”. Foi verificado que a inclusão do “novo” no procedimento de ensino é bem recebida e, portanto, deve ser constante. A utilização do streetball, assim, como elemento novo, propicia um trabalho contextualizado com a dança e ritmo em geral (também conteúdos de educação física), além da interdisciplinaridade com outras áreas, como a história e a sociologia; à arte; às línguas portuguesa e estrangeira, entre outros exemplos.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Edição
Seção
TRABALHOS PUBLICADOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
O STREETBALL NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR. (2012). Fiep Bulletin - Online, 82(2). https://ojs.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/2455