A MOTRICIDADE HUMANA E OS PRINCÍPIOS PARA O ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA
Palavras-chave:
Motricidade Humana, Ensino da Educação Física, Formação de professoresResumo
Novas reflexões surgiram nos contextos da Educação Física no Brasil desde os anos oitenta do século passado, sinalizando que a Educação Física precisava entrar em crise, justificar a si mesma e procurar sua identidade. Passados alguns anos, concepções que justificaram a crise ainda são observáveis. A Ciência da Motricidade Humana apresenta-se como proposta para a superação da crise em questão, pois ela mesma surge no contexto de uma crise paradigmática no campo da Ciência, um novo paradigma em que o Homem, a Ciência e a Sociedade só podem ser compreendidas sob o olhar da complexidade. Porém, o paradigma complexo não pode excluir completamente os processos e modos de pensar do paradigma anterior, mas propõe uma nova visão de mundo. Do mesmo modo, a Ciência da Motricidade Humana não pode substituir o que foi proposto pela Educação Física até então, ou abdicar de toda a construção de conhecimentos produzida, mas permite mudanças. A Ciência da Motricidade Humana propõe uma ruptura epistemológica, uma mudança no modo de ver a área em todos os seus aspectos. O objeto de estudo da Ciência da Motricidade Humana é o Homem em busca de transcendência, e este Homem é um ser no mundo, uno, indissociável, evidenciando a relação homem-sociedade-cultura. Enquanto Ciência emergente, a Motricidade Humana está em processo de construção de seus métodos e de sua pedagogia, porém o ensino como processo complexo, o ser humano como unidade complexa e multidimensional, o sentido e significado do que é ensinado e o ser humano práxico, podem ser considerados como princípios orientadores de uma ação docente sob o novo paradigma.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Edição
Seção
TRABALHOS PUBLICADOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
A MOTRICIDADE HUMANA E OS PRINCÍPIOS PARA O ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA. (2012). Fiep Bulletin - Online, 82(1). https://ojs.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/2447