MENINAS INICIANTES DE GINÁSTICA ARTÍSTICA - PROBABILIDADE DE CRESCIMENTO E IMC
Palavras-chave:
Alvo Parental, Velocidade de Crescimento, IMC, Ginástica Artística,Resumo
Muitas vezes escuta-se a frase: "Faça um esporte para crescer mais", porém não é claro que essa afirmativa seja provada cientificamente. Considerando que a maior parte das atletas de ginástica artística apresenta baixa estatura, criou-se um mito em torno de desse fato. É comum a preocupação dos pais com relação à estatura final quando observam que seus filhos são menores que outras crianças da mesma idade (DA SILVA et. al, 2004). Para avaliação do crescimento utilizou-se o alvo parental que relativiza a altura da criança à altura dos pais, determinado assim um intervalo da estatura em que 95% dos filhos desse casal atingirão na idade adulta, a velocidade de crescimento que se traduz em altura ganha em determinado intervalo de tempo e o IMC para avaliar o estado nutricional. Foram observadas e analisadas as curvas de distância das variáveis de estatura e índice de massa corporal WHO/OMS (2007). O estudo é do tipo pré-experimental, com voluntários selecionados de forma intencional, do sexo feminino com idades entre 8 e 9 anos iniciantes a prática de ginástica artística a mais de um ano de uma academia na Barra da Tijuca e de um centro de iniciação esportiva no Recreio dos Bandeirantes. Todos os padrões utilizados se encontraram dentro da normalidade para suas idades e níveis de crescimento. Em relação à velocidade de crescimento, 55% das crianças se encontraram na faixa adequada para a idade, o alvo parental mostra que todos os sujeitos do estudo deverão ter alturas normais quando comparadas com os padrões da sociedade Brasileira, em relação aos Percentis da OMS (2007) de estatura para idade 65% das crianças se encontram na faixa de estatura adequada, em relação ao IMC para a idade 70% se localizaram na faixa de eutrofia. A baixa estatura então, pode ser explicada pela seleção dita natural do esporte, ou seja, os ginastas teriam uma estatura baixa por terem sido selecionamos por serem naturalmente menores para uma ginasta mais baixa é mais fácil realizar os exercícios de rotação do corpo no ar.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Publicado
2011-01-04
Edição
Seção
TRABALHOS PUBLICADOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
MENINAS INICIANTES DE GINÁSTICA ARTÍSTICA - PROBABILIDADE DE CRESCIMENTO E IMC. (2011). Fiep Bulletin - Online, 81. https://ojs.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/244