ESTRATÉGIAS DE CONTROLE EM TAREFA INTERCEPTATIVA SIMULADA EM AMBIENTE VIRTUAL
Palavras-chave:
estratégias de controle, interceptação, processamento de informações.Resumo
Este estudo comparou o desempenho, em tarefa de interceptação, em função de diferentes estratégias de controle motor (pré-programação, programação e reprogramação). Para tanto, nove participantes (média de 27 anos) realizaram a tarefa de acionar um botão logo que um objeto em deslocamento chegasse ao final de sua trajetória percorrida em ambiente virtual. Na pré-programação foi utilizada uma velocidade constante, na programação três velocidades constantes distintas, e na reprogramação repetições da velocidade constante (80% de probabilidade) e velocidade aleatória (20% de probabilidade) com aumentado da velocidade no meio da trajetória. Foram analisados os erros constante, absoluto, quadrático e variável. Os resultados para o erro constante indicaram efeito significante (F2,16= 11,75; P= 0,001), em que houve maior erro na reprogramação em comparação à pré-programação (P= 0,004) e à programação (P= 0,019). Não foi verificada diferença para os erros absoluto (F2,16= 1,493 P= 0,254), quadrático (F1,9= 0,833 P= 0,400) e variável (F1,8= 0,875 P= 0,381). Na pré-programação e programação a tendência direcional foi de respostas antecipadas, enquanto na reprogramação as respostas foram atrasadas. A vantagem na pré-programação ocorreu em função das especificações dos parâmetros de controle no movimento antecipadamente. A reprogramação pode ser explicada pelo maior tempo necessário nos estágios de processamento de informação (identificação, seleção e programação da resposta) para readequar a resposta.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Edição
Seção
TRABALHOS PUBLICADOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
ESTRATÉGIAS DE CONTROLE EM TAREFA INTERCEPTATIVA SIMULADA EM AMBIENTE VIRTUAL. (2012). Fiep Bulletin - Online, 82(2). https://ojs.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/2439