AQUISIÇÃO DO PADRÃO MOTOR DA CAMINHADA DIRECIONADA EM CRIANÇAS COM AUTISMO: UM ESTUDO DE CASO.
Palavras-chave:
Aprendizagem Motora, Caminhada Direcionada, Autismo.Resumo
O objetivo do presente estudo foi avaliar o padrão motor da caminhada direcionada em crianças com autismo e identificar procedimentos didáticos eficientes para favorecer a aquisição, retenção e transferência da habilidade locomotora durante a variabilidade da ação motora. Tratou-se de um estudo de caso. A amostra foi constituída por cinco crianças do gênero masculino com diagnóstico clínico de autismo (CID F.84.0) assistidas pelo Projeto de Extensão em Atividade Motora dirigido a crianças e adolescentes com autismo (PREMAUT) do Curso de Educação Física da Universidade Federal de Alagoas na cidade de Maceió. Materiais e métodos utilizados foram: Análise documental, entrevista semi-estruturada com pais e responsáveis e a aplicação dos testes motores baseados nos padrões de desenvolvimento motor de Gallahue e Ozmun (2005). Os resultados demonstraram 80% da amostra apresenta dificuldades para realizar tarefas visuomotoras, motricidade global, equilíbrio, esquema corporal, organização espacial e organização temporal em ações cotidianas. O pré-teste apontou que 20% da amostra não conseguiu realizar as tarefas de baixa, média e alta complexidade motora, 60% demonstrou nas tarefas de baixa e média complexidade estágio inicial e 20% demonstrou estágio elementar na execução das tarefas de baixa, média e alta complexidade motor. O programa demonstrou que os circuitos estruturados são mais eficientes no treinamento de habilidades locomotoras. O pós teste demonstrou que 40% da amostra demonstrou nas tarefas de baixa, média e alta complexidade estágio inicial, 40% da amostra demonstrou estágio elementar e 20% da amostra demonstrou estágio maduro na execução da caminhada direcionada. Conclui-se que a aprendizagem motora da habilidade locomotora, caminhada direcionada, é eficiente quando seu treinamento adota como estratégia circuitos estruturados independentemente de variabilidade da tarefa e seus respectivos níveis de complexidade.
Downloads
Downloads
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).