O TRATO DA EDUCAÇÃO E SAÚDE: POSSIBILIDADES REVELADAS NO ÂMBITO ESCOLAR
Palavras-chave:
Educação, Saúde, Escola.Resumo
Este estudo teve como objetivo descrever uma experiência da saúde na escola a partir de uma vivência teórica-prática no ambiente escolar reveladas em um projeto piloto “Saúde do Servidor” envolvendo servidores de um Campus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE), analisando o estilo de vida, discutindo questões como atividade física, nutrição, comportamento preventivo, controle do estresse e relacionamento social, bem como avaliando alguns indicadores antropométricos de obesidade, risco cardiovascular e metabólico. Trata-se de um estudo descritivo comparativo correlacional, onde foram avaliados 53 servidores, sendo do gênero 19 masculino e 34, feminino. Aplicou-se o instrumento pentáculo do bem-estar, o questionário de atividades física habituais e realizou-se a mensuração do IMC, RCQ, CC e RCE. Constatou-se que os componentes atividade física, nutrição e controle de estresse carecem de maiores atenções, 64% dos participantes são inativos, não existe diferença significativa entre homens e mulheres no que se refere aos componentes do pentáculo do bem-estar e nem nas atividades físicas habituais (p=048). A RCE apresentou correlação com os componentes nutrição (Cho=0,30), atividade física (Cho=0,51), e controle do estresse(Cho= - 0,40). Verificou-se também correlação entre a idade e o IMC (r=0,55), CC (0,53) e RCE (r=0,60). Assim, identificou-se um alto percentual de servidores inativos e com valores de indicadores antropométricos de obesidade, risco cardiovascular e metabólicos acima dos valores de referência e a experiência vivenciada aponta para uma necessidade de se realizar outras intervenções relacionadas à saúde no âmbito do IFPE.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Edição
Seção
TRABALHOS PUBLICADOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
O TRATO DA EDUCAÇÃO E SAÚDE: POSSIBILIDADES REVELADAS NO ÂMBITO ESCOLAR. (2012). Fiep Bulletin - Online, 82(2). https://ojs.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/2432