O NÍVEL DE ATIVIDADE FÍSICA DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA FÍSICA CONGÊNITA NA CIDADE DE JUIZ DE FORA
Palavras-chave:
Corpo, Deficiência física congênita, atividade físicaResumo
Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), deficiência é uma anomalia de estrutura ou de aparência do corpo humano e do funcionamento de um órgão ou sistema, independentemente de sua causa, tratando-se em princípio de uma perturbação de tipo orgânico. Pode-se mencionar que incapacidade são as conseqüências de uma deficiência no âmbito funcional e da atividade do indivíduo, representando desse modo uma perturbação no plano pessoal. Desvantagens são às limitações experimentadas pelo indivíduo em virtude da deficiência e da incapacidade, refletindo-se, portanto, nas relações do indivíduo com o meio, bem como em sua adaptação ao mesmo. O presente estudo analisou o perfil dos portadores de deficiência física congênita praticante de atividade física, atendidos na Assessoria Especial de Apoio ao Deficiente da Prefeitura Municipal de Juiz de Fora/MG (AEPD), identificando idade, sexo, modalidade da atividade e a frequência semanal. Neste estudo realizou uma pesquisa descritiva com ênfase qualitativa. A amostra foi constituída por 18 deficientes físicos congênitos de ambos os sexos com média de idade 33 ± 13,14 anos, cadastrados na AEPD. A pesquisa ocorreu durante o recadastramento de passe livre para o transporte urbano na Assessoria Especial de Apoio ao Deficiente da Prefeitura Municipal de Juiz de Fora/MG (AEPD), onde foi aplicada uma entrevista semi-estruturada. Os dados estatísticos deste estudo são referentes ao gênero e as modalidades de atividade física. Conclui-se que as pessoas portadoras de deficiência física congênita não se encontram em total sedentarismo, praticam atividades de baixo impacto, com exceção do futebol.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Edição
Seção
TRABALHOS PUBLICADOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
O NÍVEL DE ATIVIDADE FÍSICA DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA FÍSICA CONGÊNITA NA CIDADE DE JUIZ DE FORA. (2012). Fiep Bulletin - Online, 82(1). https://ojs.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/2417