A DEMÊNCIA DE ALZHEIMER E OS IDOSOS: INVESTIGAÇÃO SOBRE CONHECIMENTO; PREVENÇÃO E PERCEPÇÃO
Palavras-chave:
Demência de Alzheimer, Idosos, Atividade físicaResumo
A presente investigação resultou de uma das preocupações mais freqüentes, principalmente pelos idosos: o Mal de Alzheimer. Centrou-se no interesse de identificar e analisar o conhecimento, as medidas de prevenção e a percepção de idosos sobre esta que é uma das doenças mais estigmatizada. O significativo crescimento da população idosa é notório e, com ele, aumento de idosos portadores de Doença de Alzheimer. Na pesquisa, procurou-se conhecer a visão dos idosos acerca da Doença de Alzheimer em um contexto que envolve aspectos preventivos, significados e convivência social, ou seja, como estes se comportam perante esta demência que afeta diretamente as pessoas com sessenta anos ou mais de idade. A pesquisa teve como objetivo identificar diferenças na visão de um grupo de idosos sobre a demência de Alzheimer. O estudo foi realizado no Centro Esportivo, localizado na cidade de Caieiras, São Paulo. Os sujeitos fazem parte de um grupo que, além de outras atividades, pratica atividade física regularmente: de duas vezes por semana. As falas dos sujeitos revelaram medo e rejeição total da doença. Por outro lado, a espiritualidade é apontada como um eficiente mecanismo de defesa contra a sua manifestação. Além da seqüência regular das atividades físicas, a fé em Deus aparece como um dos meios mais eficazes para a prevenção da doença; ambas surgem, enfim, como, importantes mecanismos de fortalecimento do organismo dos idosos.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Edição
Seção
TRABALHOS PUBLICADOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
A DEMÊNCIA DE ALZHEIMER E OS IDOSOS: INVESTIGAÇÃO SOBRE CONHECIMENTO; PREVENÇÃO E PERCEPÇÃO. (2012). Fiep Bulletin - Online, 82(1). https://ojs.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/2416