PERCEPÇÕES DOS PROFISSIONAIS DE ENFERMAGEM ACERCA DO CUIDAR DO PACIENTE SUICIDA
Palavras-chave:
Emergência, Enfermagem, Suicídio.Resumo
O suicídio constitui-se em um ato deliberado, iniciado e levado a cabo por uma pessoa com pleno conhecimento ou expectativa de um resultado fatal. Objetivo: compreender a percepção dos profissionais de enfermagem que atuam na urgência e emergência em relação ao paciente que tenta suicídio. Métodos: trata-se de um estudo exploratório-descritivo, prospectivo, com abordagem qualitativa, utilizando dados secundários do estudo: Atendimento emergencial ao paciente com tentativa de Suicídio na percepção de profissionais de enfermagem do alto Sertão. A população foi composta por todos os profissionais de enfermagem que atuam no setor, dispondo-se a participar do estudo 15 profissionais da enfermagem. Os dados foram coletados no período de novembro e dezembro de 2010, através de um questionário contendo questões objetivas e subjetivas e analisados a partir de um banco de dados construído utilizando-se o pacote estatístico SPSS, versão 17.0, sendo apresentada apenas a frequência absoluta. Os dados relativos à percepção dos profissionais de enfermagem em relação ao paciente que tenta suicídio foram analisados por meio do conjunto de técnicas de análise de conteúdo, conforme Bardin (2004).O projeto foi analisado e aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Faculdades Integradas de Patos, conforme Parecer nº 0823/2010. Resultados e Discussões: a amostra é predominantemente constituída pelo gênero feminino (60%), na faixa etária entre 26 e 30 anos. A demanda que mais chega ao Serviço de Saúde com tentativas de suicídio são adolescentes e adultos jovens (54%), com maior incidência do gênero feminino e na faixa etária entre 15 a 24; estes referindo uma diversidade de causas: envenenamento (40%) e medicamentos ou agentes químicos (33%), seguido por enforcamento (13%), arma branca (7%) e arma de fogo (7%). Conclusões: necessidade de investimento em políticas públicas que supram as carências nos serviços de emergência e saúde mental.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Edição
Seção
TRABALHOS PUBLICADOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
PERCEPÇÕES DOS PROFISSIONAIS DE ENFERMAGEM ACERCA DO CUIDAR DO PACIENTE SUICIDA. (2012). Fiep Bulletin - Online, 82(2). https://ojs.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/2408