SEXUALIDADE PARA JOVENS E SEUS REFLEXOS NO COMPORTAMENTO SEXUAL PREVENTIVO
Palavras-chave:
Gravidez na adolescência, Orientação sexual, Saúde sexual.Resumo
Com base na incoerência entre o que a geração atual tem de conhecimento sobre prevenção e o crescente número de gravidez e DSTs na adolescência, este estudo se propõe a identificar representações sociais da sexualidade construídas por mulheres jovens e sua relação ao comportamento sexual adotado. Entrevistas com 29 mulheres de 15 a 24 anos foram submetidas à análise de conteúdo e ao software Alceste. Os resultados revelaram representações da sexualidade centradas na afetividade, inadequadas à liberdade sexual vivenciada nos relacionamentos e que não condizem com as informações que as jovens têm sobre prevenção. Sugerem que a diferença entre a realidade vivida e a significada compromete o comportamento preventivo destas jovens. Tais achados alertam todos os níveis de atenção à sexualidade na juventude para a necessidade de que seja considerado o que pensam os adolescentes antes de oferecer-lhes orientação sexual cujas informações devem favorecer a reelaboração de representações que prejudicam a prevenção e reforçar aquelas que incentivam a conduta preventiva.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Edição
Seção
TRABALHOS PUBLICADOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
SEXUALIDADE PARA JOVENS E SEUS REFLEXOS NO COMPORTAMENTO SEXUAL PREVENTIVO. (2012). Fiep Bulletin - Online, 82(2). https://ojs.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/2396