PERFIL DA POPULAÇÃO IDOSA CONSUMIDORA DE MEDICAMENTOS GENÉRICOS E SUAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS.
Palavras-chave:
Idosos, Medicamentos Genéricos, Representações Sociais.Resumo
Introdução: Em menos de 40 anos, o Brasil passou de um cenário de mortalidade própria de uma população jovem para um quadro de doenças onerosas e complexas típica de países com população longeva, tendo como conseqüência um maior consumo de drogas terapêuticas. Diante deste contexto, a política de medicamentos genéricos surge com o intuito de reduzir os custos da saúde pública. Porém, percebemos um grande hiato em relação às representações sociais da população idosa a respeito dessa medicação, principalmente no que concerne à confiabilidade e aceitabilidade por esta faixa etária em especial. Objetivo: Conhecer o perfil de utilização de medicamentos genéricos pela população geriátrica, perceber as representações sociais e sua repercussão na adesão dos idosos ao seu uso desses medicamentos. Metodologia: Trata-se de uma pesquisa de campo de natureza exploratória, utilizando a Teoria das Representações Sociais (TRS) como suporte teórico-metodológico, compreedendo 250 idosos de ambos os sexos. Para análise dos dados apreendidos através da entrevista, utilizou-se o software Alceste. Resultados: A presente pesquisa desvelou um perfil da população idosa da cidade de João Pessoa/Paraíba-Brasil que apresenta um percentual significativo de mulheres, com rendimento de um salário mínimo. De modo geral, as representações sociais dos medicamentos genéricos, produzidas por esses idosos tiveram uma conotação dúbia. Considerações Finais: Entendemos que o senso comum do conjunto social aqui estudado possui uma percepção positiva no âmbito econômico e negativa no horizonte político, não podendo afirmar se as representações na não adesão dos medicamentos genéricos.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Edição
Seção
TRABALHOS PUBLICADOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
PERFIL DA POPULAÇÃO IDOSA CONSUMIDORA DE MEDICAMENTOS GENÉRICOS E SUAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS. (2012). Fiep Bulletin - Online, 82(2). https://ojs.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/2388