LUTAS NA ESCOLA: VALIOSA FERRAMENTA PEDAGÓGICA PARA O SEGUNDO SEGMENTO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Palavras-chave:
lutas, escola, ferramenta pedagógica, ensino fundamental,Resumo
As lutas inseridas no espaço escolar são comumente adotadas apenas como atividades extracurriculares, o que restringe sua prática apenas àqueles que tiveram algum contato anterior que justifique a sua busca como atividade extra. Isso decorre muitas vezes do fato da escola não enxergar seu potencial educativo e principalmente do próprio profissional de educação física não se sentir apto a ministrar essa atividade durante as aulas. O objetivo do presente estudo foi analisar as possibilidades pedagógicas que os conteúdos de lutas podem ter na escola e contribuir na formação dos alunos do segundo segmento do ensino fundamental. A metodologia de natureza descritiva foi realizada através da revisão de literatura de autores conceituados na área da educação física e relacionados à temática das lutas e da educação física escolar, buscando um referencial teórico e sistematizando as questões do referido tema. Por meio de um breve resgate histórico, foi possível identificar o modelo de educação física contemporâneo, que toma como base e princípio norteador a cultura corporal do movimento. Mais do que uma simples opção, as lutas se mostraram ferramenta valiosa em todos os níveis escolares, especialmente no segundo segmento do ensino fundamental. Torna-se de grande relevância a reflexão sobre a práxis das lutas, ou seja, proporcionar uma quebra paradigmática da robotização de movimentos e norteá-la para os princípios da cultura corporal do movimento.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Publicado
2010-12-30
Edição
Seção
TRABALHOS PUBLICADOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
LUTAS NA ESCOLA: VALIOSA FERRAMENTA PEDAGÓGICA PARA O SEGUNDO SEGMENTO DO ENSINO FUNDAMENTAL. (2010). Fiep Bulletin - Online, 81. https://ojs.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/236