AS MÍDIAS SOCIAIS E O INDIO ALDEADO: O CASO DOS KAINGANG E KRENAK DA ALDEIA VANUÍRE EM ARCO - ÍRIS/SP
Palavras-chave:
Mídias Sociais, Kaingang, KrenakResumo
Assim como as diversas culturas e em especial à cultura do branco, os indígenas em destaque, aqueles que mantêm um contato próximo aos moradores das cidades, também compartilham do desejo do usufruto de novas tecnologias como a internet. Esse desejo pode se alcançado no ambiente escolar, na própria aldeia ou ainda nas idas às cidades, em casas especializadas ao uso da internet como nas lan houses. A utilização das mídias também passa na concepção dos índios como instituições importantes de divulgação de identidades e de visibilidades, bem como de socialização, entretenimento e conhecimento que pode ser adquirido com o uso sistematizado de tal ferramenta, bastando para isto à oportunidade do contato entre os envolvidos, seja no ambiente escolar, coletivo ou na individualidade de suas moradias. Com o objetivo de identificar a relação entre os adolescentes indígenas e as mídias sociais foram investigados 18 adolescentes das tribos Kaingangs e Krenaks da aldeia Vanuíre no município de Arco Íris/SP, por meio de uma pesquisa descritiva de abordagem qualitativa utilizando-se de um questionário aberto. As respostas encontradas nos evidenciaram a construção de um índio novo que em algum momento usufruí das tecnologias existentes e por necessidades especificas, desmistificando o retrato que os livros didáticos e grande parte da imprensa apresentam em suas informações repassadas a população. Percebeu-se ainda, o interesse de todos os envolvidos que afirmaram não ter a possibilidade de acesso, de em algum momento acessar as redes visando o contato com o mundo e a informação.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Edição
Seção
TRABALHOS PUBLICADOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
AS MÍDIAS SOCIAIS E O INDIO ALDEADO: O CASO DOS KAINGANG E KRENAK DA ALDEIA VANUÍRE EM ARCO - ÍRIS/SP. (2012). Fiep Bulletin - Online, 82(1). https://ojs.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/2323