AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DE VIDA DOS IDOSOS NAS UNIDADES BÁSICAS DE SAÚDE.
Palavras-chave:
Enfermagem, Idoso, Qualidade de VidaResumo
Nas últimas décadas a terceira idade é o grupo populacional que, mas cresce, constituindo assim, uma das maiores conquistas do presente século. A Qualidade de vida traduz a forma como o indivíduo está adaptado às atividades do seu cotidiano, incluindo seu estado de saúde que envolve bem-estar físico, mental e funcional e sua inclusão social. Relacionam qualidade de vida com a sensação de bem-estar, de ter autonomia, independência e satisfação pessoal, que são individuais e variam de um indivíduo para outro, em decorrência de sua subjetividade. Objetivo: traçar a qualidade de vida dos idosos atendidos nas Unidades Básica de Saúde. Métodos: realizaram-se entrevistas com perguntas relacionadas ao perfil da qualidade de vida, acesso e assistência a saúde com o instrumento (WHOQOL-Bref). Resultados: participaram da pesquisa 259 idosos 85(32%) do sexo masculino e 174(68%) do sexo feminino, entre a faixa etária de 60 a 100 anos. Em relação à qualidade de vida dos idosos obtivemos as médias referentes aos domínios: físico (3,3), psicológicos (3,8), relações sociais (3,6), meio ambiente (3,2), Qualidade de Vida Global (3,7) e Percepção Geral de Saúde (3,4), considerando uma boa qualidade de vida. Conclusão: Com isso fica evidente através desse estudo que os domínios apresentados fazem partes da vida dos idosos, porém, para que o idoso mantenha a saúde, faz necessário estimular sua participação em atividades físicas e laser, incluindo-o socialmente a partir de mudanças no seu estilo de vida. Cabe a atual geração realizar um planejamento em curto prazo, médio e longo prazo, usando o estabelecimento de uma política de bem-estar social e de cuidados à saúde dos idosos no Brasil, garantindo os direitos legais e promovendo a qualidade de vida na “melhor idade”.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Edição
Seção
TRABALHOS PUBLICADOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DE VIDA DOS IDOSOS NAS UNIDADES BÁSICAS DE SAÚDE. (2012). Fiep Bulletin - Online, 82(2). https://ojs.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/2295