VIOLÊNCIA INTRAFAMILIAR E GESTANTE: ANÁLISE DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA DA ENFERMAGEM
Palavras-chave:
Violência, Gestação, Enfermagem.Resumo
A violência intrafamiliar é considerada um problema de saúde pública, que acomete todos os indivíduos da família, inclusive a mulher grávida. O presente estudo tem como objetivo analisar a produção científica da enfermagem que envolve violência intrafamiliar e a gestante confluindo para pensar na atuação do enfermeiro frente a esta problemática. Trata-se de uma pesquisa descritiva com abordagem qualitativa mediante pesquisa bibliográfica nos bancos de dados eletrônicos disponíveis na SCIELO, que utilizou como descritores: violência, gestação e enfermagem. Evidenciou-se a importância em identificar a violência na gestação como medida de prevenção de agravos na saúde do binômio mãe-filho, indicando assim o valor da sensibilização dos profissionais envolvidos na assistência à saúde, em especial o enfermeiro, já que este possui maior contato com a gestante na assistência integral durante o pré-natal, parto e pós-parto. Além disso, foi identificada uma lacuna na produção de conhecimento voltada para a problemática violência/gestante/enfermagem. Faz-se necessário a participação do setor saúde para a implementação da rede de apoio a mulher no processo gravídico e puerperal envolvendo equipes multiprofissionais que atuem de modo interdisciplinar capazes de identificarem, notificarem e intervirem junto às mulheres grávidas vítimas de violência intrafamiliar, em destaque nessa pesquisa o profissional enfermeiro.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Edição
Seção
TRABALHOS PUBLICADOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
VIOLÊNCIA INTRAFAMILIAR E GESTANTE: ANÁLISE DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA DA ENFERMAGEM. (2012). Fiep Bulletin - Online, 82(2). https://ojs.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/2291