AVALIAÇÃO DA FLEXIBILIDADE DE TRONCO E INDEPENDÊNCIA FUNCIONAL EM INDIVÍDUOS COM LESÃO MEDULAR: BASQUETE SOBRE RODAS.
Palavras-chave:
basquete adaptado, independência funcional, flexibilidade.Resumo
Introdução: Pacientes com lesão medular de diferentes etiologias podem apresentar limitações funcionais como dificuldades para realizar suas atividades de vida diária em decorrência de baixo controle de tronco e flexibilidade, imobilismo e alterações psicológicas em decorrência de aceitação e reinserção social. O esporte adaptado juntamente com a fisioterapia atua com a intenção de diminuir ou amenizar tais limitações, resgatando ao máximo a independência desses pacientes. O esporte adaptado apresenta altos índices de aceitação, as atividades tornam-se prazerosas aos praticantes e melhoram a auto-estima, o instinto de competição, a interação social e a capacidade funcional desses indivíduos. Objetivo: Avaliar a flexibilidade de tronco e independência funcional em pacientes com lesão medular antes e após a prática de basquete sobre rodas. Metodologia: O estudo foi composto por 8 pacientes do sexo masculino com diagnóstico neurológico de lesão medular completa e incompleta. Para avaliar a funcionalidade foi utilizado a escala de independência funcional (FIM) validada no Brasil em 2001. Para avaliar a flexibilidade de tronco, foi utilizado um inclinômetro da marca Sany que mensura amplitudes de movimento ativas do paciente. Resultados: Através do presente estudo analisou-se os resultados por meio do programa SPSS 15.0, e pôde se constatar que na aplicação da escala (FIM) não foram observados resultados significativos apenas nos itens: alimentação, higiene pessoal, controle de urina, controle de fezes, compreensão e expressão, os demais itens, apresentaram significância quando submetidos ao teste de Wilcoxon (<0,05). Já na flexibilidade todos os itens apresentaram significância. Conclusão: Através desse estudo é possível afirmar que o esporte adaptado atuando em conjunto com a fisioterapia proporcionou benefícios em relação a independência funcional e flexibilidade de tronco nos pacientes da amostra.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Edição
Seção
TRABALHOS PUBLICADOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
AVALIAÇÃO DA FLEXIBILIDADE DE TRONCO E INDEPENDÊNCIA FUNCIONAL EM INDIVÍDUOS COM LESÃO MEDULAR: BASQUETE SOBRE RODAS. (2012). Fiep Bulletin - Online, 82(2). https://ojs.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/2286