AVALIAÇÃO DAS PRESSÕES RESPIRATÓRIAS MÁXIMAS EM CADEIRANTES PRÉ E PÓS BASQUETE ADAPTADO EM CADEIRA DE RODAS
Palavras-chave:
Força muscular, Lesão Medular, Esporte adaptado.Resumo
Introdução: A lesão medular, independente da sua etiologia, determina um novo cotidiano para o acometido, sendo que este o obriga a mudanças e adaptações nos diversos papéis e atividades que desenvolvia até então. Cabe ao cadeirante encontrar novas formas de vivencias para adquirir autonomia e independência nas suas novas atividades. O esporte adaptado surgiu após a segunda Guerra Mundial com objetivo de tratar e socializar os mutilados de guerra. A manovacuometria é um método simples, considerada útil como forma de avaliar a condição da força muscular respiratória de pacientes portadores de lesão medular. Objetivo: Avaliar a força da musculatura respiratória pré e pós a pratica do esporte adaptado basquete sobre rodas. Metodologia: O estudoserá composto por 8 pacientes do sexo masculino portadores de lesão medular traumática completa ou incompleta submetidos a prática de basquete em cadeira de rodas, que optaram por realizar a atividade e participar voluntariamente da pesquisa, testando a força da musculatura respiratória através do aparelho manuvacuometro Comercial Medica. Resultados: Foram encontrados valores pré-programa que compreendem médias de Pimáx -99,66±23,88cm/H2O. O valor mínimo encontrado para essa pressão foi de -60cm/H2O e o máximo de -120cm/H2O. Quando analisada a pressão expiratória máxima inicial encontrou-se média de 81,66±22,28cm/H2O com valores mínimos de 50cm/H2O e máximos de 110cm/H2O. Ao termino do programa de esporte adaptado verificou-se médias de Pimáx -110±12,64cm/H2O. O valor mínimo encontrado para essa pressão foi de -90cm/H2O e o máximo de -120cm/H2O. Quando analisada a pressão expiratória máxima final encontrou-se média de 100±16,73cm/H2O com valores mínimos de 50cm/H2O e máximos de 110cm/H2O, apresentando assim aumento significativo de aumento da força muscular. Conclusão: Constata-se que o esporte adaptado além de promover interação pisicosocial do cadeirante, aumenta a força da musculatura respiratória.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Edição
Seção
TRABALHOS PUBLICADOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
AVALIAÇÃO DAS PRESSÕES RESPIRATÓRIAS MÁXIMAS EM CADEIRANTES PRÉ E PÓS BASQUETE ADAPTADO EM CADEIRA DE RODAS. (2012). Fiep Bulletin - Online, 82(2). https://ojs.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/2283