HIPERANDROGENISMO E TUMOR VIRILIZANTE DE OVÁRIO
Palavras-chave:
Hiperandrogenismo, Hirsutismo, Neoplasias OvarianasResumo
Os tumores ovarianos secretores de androgênios são condições patológicas relativamente raras que cursam com sintomatologia clássica de hirsutismo de início súbito e progressão rápida, além de outros aspectos de virilização importantes. Quando se fala em síndromes hiperandrogênicas de surgimento rápido, sempre se pensa nos tumores ovarianos secretores de androgênios, apesar destas condições representarem apenas 10% da incidência em relação a outros tipos de tumores ovarianos. Contudo, não se pode descartar outras patologias que expressam seu quadro clínico através de um aumento da produção e/ou da atividade biológica dos hormônios masculinizantes. Dessa forma, os sinais de virilização estão presentes quando há aumento acentuado na taxa de produção de testosterona que, em geral, mas não obrigatoriamente, é acompanhada de elevação correspondente nas concentrações séricas do hormônio. Tal quadro é característico das neoplasias funcionantes do ovário e adrenal e da hipertecose de ovário, podendo ocorrer também na forma clássica de hiperplasia adrenal congênita. Através de um relato de caso foram abordadas as principais características concernentes às síndromes hiperandrogênicas e ao hirsutismo, evidenciando aspectos fundamentais da investigação diagnóstica, bem como os principais diagnósticos diferenciais com especial destaque para o tumor virilizante de ovário.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Edição
Seção
TRABALHOS PUBLICADOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
HIPERANDROGENISMO E TUMOR VIRILIZANTE DE OVÁRIO. (2012). Fiep Bulletin - Online, 82(1). https://ojs.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/2262