TERAPIA MANUAL EM CEFALÉIA DE TENSÃO
Palavras-chave:
Cefaléia, Cefaléia Tensional, Terapia Manual.Resumo
A alta prevalência da cefaléia é demonstrada por vários estudos mundiais. Estes mostram a alta incidência em homens e mulheres, de todas as faixas etárias. A cefaléia é um sintoma frequentemente encontrado na prática clínica; estima-se que a sua prevalência sugere que 80% da população irá sofrer de dor de cabeça em uma determinada fase da vida. Atualmente, pode-se encontrar diversos tratamentos que buscam amenizar a dor de cabeça, devido à alta incidência na população. A terapia manual constitui um conjunto de técnicas aplicadas através das mãos do terapeuta, que incluem mobilizações e manipulações musculares e articulares, que vêm sendo aplicadas por fisioterapeutas, quiropatas e osteopatas. O uso de terapia manual como tratamento coadjuvante para cefaléias em geral apresenta evidências de melhora. A metodologia foi definida como sendo uma pesquisa exploratória e bibliográfica, por meio de artigos científicos e referencial teórico. A pesquisa realizada mostrou que as técnicas de terapia manual empregadas no tratamento da cefaléia proporcionam melhora do quadro clínico dos pacientes atendidos através do alívio e/ou redução da intensidade, frequência e duração da dor com consequente melhora da qualidade de vida dos pacientes atendidos.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Edição
Seção
TRABALHOS PUBLICADOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
TERAPIA MANUAL EM CEFALÉIA DE TENSÃO. (2012). Fiep Bulletin - Online, 82(2). https://ojs.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/2239