EFEITOS DA ESTIMULAÇÃO ELÉTRICA NERVOSA TRANSCUTÂNEA (TENS) MODO BURST SOBRE O LIMIAR DE DOR INDUZIDA PELA HIPOTERMIA LOCAL EM INDIVÍDUOS SAUDÁVEIS.

Autores

  • Rodolfo Tozeto Ciqueleiro
  • Gladson Ricardo Flor Bertolini

Palavras-chave:

Estimulação Elétrica, Dor, Crioterapia

Resumo

O objetivo deste estudo foi avaliar o limiar da dor ao frio frente à terapia com estimulação elétrica nervosa transcutânea (TENS), em indivíduos saudáveis, utilizando uma técnica de aplicação bipolar sobre a raiz nervosa. Participaram do estudo 18 voluntários de ambos os sexos, os quais foram submetidos a dois tratamentos, um com corrente TENS e um placebo, e a momentos de indução térmica com crioestimulação com o objetivo de provocar uma resposta dolorosa. Os indivíduos foram avaliados com auxílio da EVA e pelo tempo (latência) de dor ao frio. Como forma de eletroestimulação, utilizou-se a TENS modo burst, e os indivíduos foram reavaliados em três momentos: imediatamente após, 20 minutos após e uma hora após a eletroestimulação. Quanto aos resultados, os dados obtidos através da EVA mostram aumento significativo do limiar doloroso para os indivíduos submetidos à terapia com TENS nas avaliações 20 minutos após e uma hora após quando comparadas com os momentos pré intervenção e avaliação imediatamente após. Para as avaliações do limiar de dor ao frio pelo tempo, não foram observadas diferenças significativas nas comparações. Têm-se como conclusão que a aplicação da TENS burst é efetiva no aumento do limiar doloroso promovido pela estimulação de baixa temperatura.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Edição

Seção

TRABALHOS PUBLICADOS

Como Citar

EFEITOS DA ESTIMULAÇÃO ELÉTRICA NERVOSA TRANSCUTÂNEA (TENS) MODO BURST SOBRE O LIMIAR DE DOR INDUZIDA PELA HIPOTERMIA LOCAL EM INDIVÍDUOS SAUDÁVEIS. (2012). Fiep Bulletin - Online, 82(2). https://ojs.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/2235