AVALIAÇÃO DA DOR E FUNÇÃO EM PACIENTES COM LOMBALGIA CRÔNICA SUBMETIDOS À ELETROESTIMULAÇÃO COM CORRENTE DIADINÂMICA DE BERNARD ASSOCIADA OU NÃO À IONTOFORESE.
Palavras-chave:
Modalidades de Fisioterapia, dor lombar, iontoforeseResumo
A dor lombar tem como causas algumas condições como: congênitas, degenerativas, inflamatórias, infecciosas, tumorais e mecânico-posturais. As modalidades fisioterapêuticas podem ser úteis para tal quadro, destacando-se a eletroterapia e o uso da mesma visando aplicação de iontoforese. Com isso, o objetivo deste estudo foi analisar os efeitos, sobre a dor e função, das correntes Diadinâmicas de Bernard associadas ou não a iontoforese com salicilato de sódio 3% em pacientes com dor lombar crônica. A amostra foi composta por 21 pacientes, os quais foram divididos aleatoriamente em 2 grupos: um recebeu aplicação da Corrente Diadinâmica de Bernard (CDB), composto por 10 pacientes (G1) e outro foi associado à iontoforese, composto por 11 pacientes (G2). Utilizou-se, como instrumento de avaliação, a Escala Visual Analógica de Dor (EVAD), o Dolorímetro de Pressão, e os questionários de Oswestry e Mcgill. Comparando-se os resultados, com a utilização da EVAD, o tratamento foi eficaz nas duas maneiras utilizadas, já em relação ao questionário de Oswestry o tratamento foi benéfico apenas com a CDB associada à iontoforese. Entretanto, na utilização tanto do aparelho dolorímetro de pressão quanto do questionário de McGill, não houve diferença significativa em relação às duas formas de tratamento. Conclui-se, então, que as CDB associadas à iontoforese, são eficazes para melhorar a função dos pacientes com dor lombar, isso sendo avaliado pelo questionário de Oswestry. Já para o tratamento da dor, avaliado pela EVAD, tanto as CDB isoladas como as CDB associadas à iontoforese são eficazes em pacientes com dor lombar crônica.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Edição
Seção
TRABALHOS PUBLICADOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
AVALIAÇÃO DA DOR E FUNÇÃO EM PACIENTES COM LOMBALGIA CRÔNICA SUBMETIDOS À ELETROESTIMULAÇÃO COM CORRENTE DIADINÂMICA DE BERNARD ASSOCIADA OU NÃO À IONTOFORESE. (2012). Fiep Bulletin - Online, 82(2). https://ojs.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/2234