AVALIAÇÃO DO DESENVOLVIMENTO MOTOR DE BEBÊS COM SÍNDROME DE DOWN
Palavras-chave:
Desenvolvimento motor, Síndrome de Down, Bebês, Brunet e LezineResumo
A criança é um organismo em desenvolvimento cujo crescimento se expressa por comportamentos ou maneiras de agir, indo do simples reflexo ao ato voluntário, isso se deve a estruturação progressiva do SNC. Sabe-se que em crianças sindrômicas, essa maturação ocorre mais tardiamente, gerando um atraso na perda de reflexos e reações primitivas, que conseqüentemente levará a um atraso nas áreas do desenvolvimento. Por isso, a estimulação é de suma importância desde os primeiros meses de vida. O Objetivo desse estudo foi avaliar o desenvolvimento motor de bebês (3 a 36 meses) com síndrome de Down. Trata-se de uma pesquisa descritiva e diagnóstica com 6 crianças da APAE – Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais Raio de Sol de Lages – SC em 6 crianças, sendo 1 do sexo feminino e 5 do sexo masculino. As crianças foram avaliadas através da Escala de Desenvolvimento Psicomotor da Primeira Infância de Brunet e Lezine (1981) que avalia 4 àreas do desenvolvimento motor infantil, obtendo-se idade cronológica (IC), idade do desenvolvimento (ID), idade negativa (IN) e os quocientes do desenvolvimento (QD) nas áreas postural (P), óculomotor (O), linguagem (L), socialização (S) e global (G). Os resultados foram tabulados no programa SIMODE, desenvolvido para esta escala por Souza e Rosa Neto (2002), tendo como resultado final da escala 1 normal baixo, 10 inferior e 19 muito inferior nestas áreas. Após analise dos dados concluiu-se que os bebês com síndrome de Down apresentam déficit em todas as áreas do desenvolvimento, com maior déficit em linguagem e socialização, ficando evidente a necessidade de intervenções e estimulação precoce a fim de que possam desenvolver suas habilidades não tão tardiamente.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Edição
Seção
TRABALHOS PUBLICADOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
AVALIAÇÃO DO DESENVOLVIMENTO MOTOR DE BEBÊS COM SÍNDROME DE DOWN. (2012). Fiep Bulletin - Online, 82(2). https://ojs.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/2233