AVALIAÇÃO DO LIMIAR DA DOR AO FRIO E À PRESSÃO EM INDIVIDUOS SAUDÁVEIS SUBMETIDOS À CORRENTE INTERFERENCIAL COM 4000 HZ
Palavras-chave:
Estimulação Elétrica Nervosa Transcutânea, Dor, Baixa TemperaturaResumo
O objetivo do estudo foi avaliar o limiar da dor ao estímulo mecânico e ao frio frente à terapia com corrente interferencial, em indivíduos saudáveis, utilizando uma técnica de aplicação bipolar sobre a raiz nervosa. Participaram do estudo 20 voluntários, divididos em dois grupos de 10 cada. O que um grupo fez no primeiro dia, o outro fez no segundo. Foi avaliado o limiar da dor por pressão com um algômetro e o limiar da dor ao frio pelo VAS pelo tempo até atingir o limiar doloroso. Como forma de eletroestimulação, foi utilizada a corrente interferencial com os parâmetros pré-definidos pelos pesquisadores, e os indivíduos foram reavaliados em três momentos: logo após, 20 minutos após e uma hora depois da eletroestimulação. Quanto à comparação entre as avaliações com o algômetro, os resultados não foram estatisticamente significativos, tanto no grupo placebo, quanto no grupo eletroestimulado. Já nas avaliações do limiar da dor ao frio pelo tempo, o grupo placebo não apresentou diferença significativa. Já no grupo tratado, verifica-se uma diminuição significativa do limiar doloroso entre a avaliação pré- interferencial e pós-imediata, e um aumento entre a avaliação pós-imediata e uma hora pós interferencial, restaurando aos valores iniciais. E quanto às comparações entre as avaliações do VAS, observou-se no grupo placebo um aumento significativo entre a avaliação pré-interferencial e uma hora após a eletroestimulação. No grupo tratado verificou-se um aumento significativo as avaliações pré-interferencial e pós-imediata, e também um aumento entre a avaliação pré-interferencial e uma hora após a corrente. Com os métodos utilizados, no presente estudo, a corrente interferencial produziu aumento momentâneo da sensibilidade ao frio de forma reversível, e não alterou a sensibilidade à pressão.
Downloads
Downloads
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).