ANÁLISE COMPARATIVA DA ATIVAÇÃO MIOELÉTRICA DO MÚSCULO RETO ABDOMINAL NA FLEXÃO DA COLUNA EM SUPERFÍCIE ESTÁVEL E NÃO-ESTÁVEL- UM ESTUDO PILOTO
Palavras-chave:
exercício abdominal, superfície instável, superfície estável, eletromiografiaResumo
Recentemente tem se preconizado a realização de exercícios em superfícies instáveis pela crença de que esses exercícios proporcionarão aumento na atividade dos músculos do tronco, além de outros benefícios, porém os estudos científicos são controversos sobre esse assunto e, conseqüentemente, existem dúvidas dos resultados alcançados. Em vista disto, o objetivo do presente estudo foi analisar através da eletromiografia comparativa o exercício abdominal em superfície estável e em superfície instável através do pico de contração. Participaram da pesquisa piloto 5 voluntários, ativos e sadios, onde cada voluntário realizou uma anamnese e posteriormente uma avaliação antropométrica para caracterização da amostra. Após a avaliação antropométrica os participantes foram submetidos à preparação da pele e logo em seguida foram implantados dois eletrodos bipolares, um em cada superfície do músculo reto abdominal para análise no EMG. Em seguida os voluntários realizaram o movimento em superfícies estável e instável respectivamente, durante 40s contabilizando 10 repetições. Foi limitado um ângulo de 30° de flexão da coluna na fase concêntrica para realização do exercício. Os valores médios dos dados obtidos nas execuções dos exercícios nas superfícies estável e instável foram comparados através do teste T for dependent sample e os resultados demonstraram que o exercício abdominal em superfície instável apresenta diferença estatística significativa quando comparado com o exercício abdominal em superfície estável com valor p= 0,000000. Assim, o exercício abdominal realizado em superfície instável parece ser mais eficiente quando se leva em consideração o pico de contração muscular, o que é um fator determinante para elaboração de um treino de força.
Downloads
Downloads
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).