A IMPORTÂNCIA DO BRINCAR E DO JOGAR NAS SÉRIES INICIAIS
Palavras-chave:
jogo, brincadeira, séries iniciais, aprendizagemResumo
O Jogo e a brincadeira são elementos importantes para as séries iniciais na escola. O jogo é uma atividade física ou mental, voluntária, regrada, que nos permite ficar fora da realidade. O jogo requer habilidades motoras e cognitivas tornando mais fácil o desenvolvimento das crianças, fazendo com que aprendam a tomar decisões e façam escolhas imediatas. O jogo pode ser feito em diversos lugares com diferentes materiais. O jogo e a brincadeira são importantes porque contemplam diferentes idades de acordo com determinados níveis de exigência e como conteúdo colabora para ser passado de geração em geração contribuindo assim para o fortalecimento da cultura. O jogo, nesta sociedade em que vivemos, é vista como sem importância, sem valor, considerada como passatempo ou perda de tempo. Os jogos e as brincadeiras são tradicionais e cada vez mais vêm perdendo espaço na nossa sociedade para os jogos eletrônicos que muitas das vezes só estimulam o desenvolvimento cognitivo deixando de estimular o desenvolvimento motor. O jogo e a brincadeira orientada ajudam a criança de várias maneiras, desenvolvem a sua capacidade de resolver problemas, permite demonstrar suas personalidades, gostos, exercer sua iniciativa, responsabilidade e trabalhar cooperativamente e coletivamente. Esse trabalho visa conhecer a importância do jogo e da brincadeira organizada nas series iniciais do ensino fundamental para discutir possibilidades do ensino por professores que atuarão no ensino fundamental, principalmente nessa etapa que vai do 1º ao 5º ano.
Downloads
Downloads
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).