RESÍDUOS SÓLIDOS GERADOS EM AMBIENTES UNIVERSITÁRIOS: UM PROBLEMA A SER ENFRENTADO
Palavras-chave:
resíduos sólidos, universidade, meio ambienteResumo
Resíduos sólidos são um dos principais problemas ambientais vividos pelo ser humano, principalmente porque ele não se encerra quando o "lixeiro" passa para recolher, persistindo até o destino final. O resíduo sólido gerado em ambientes universitários engloba os resíduos sólidos urbano, industriais e de serviços de saúde. São gerados nos setores administrativos, de ensino (salas de aula e laboratórios), de apoio às atividades acadêmicas, resultando em uma infinidade de resíduos a serem coletados e dispostos adequadamente. É comum nestes ambientes o descarte de carcaças de microcomputadores, aparelhos eletrodomésticos e laboratoriais, assim como pilhas, baterias e lâmpadas fluorescentes. Também pode ser gerado resíduo classificado como classe I (perigosos), proveniente de laboratórios de química, biologia e física. A minimização da geração de resíduos na fonte é tida como uma das principais ações que devem integrar parte das propostas de solução. Deve ser baseada no princípio da preservação, buscando-se formas de evitar a geração de grandes quantidades de resíduos. Os efeitos da poluição ambiental são muito mais complexos e difusos do que se poderia avaliar de início, suas conseqüências, além de disseminadas, podem ser também cumulativas e crônicas, tornando mais complexa a ação de despoluir. Sem a participação consciente de cada um dos indivíduos, não se conseguirá mudar a forma de comportamento, nem promover a redução da quantidade de resíduos gerados. O esclarecimento dos indivíduos se faz necessário, para que se tornem aliados no processo de transformação. Para a definição de estratégias, é necessário construir um conhecimento abrangente da realidade local de cada grupo e dos fatores que interferem no contexto urbano.
Downloads
Downloads
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).