PERFIL DO CRESCIMENTO FÍSICO DOS ESCOLARES DA REDE PARTICULAR DE ENSINO DE ARAGUAÍNA-TO.
Palavras-chave:
Crescimento físico, massa corporal, estatura,Resumo
A avaliação das modificações das estruturas corporais relacionadas ao crescimento físico, como estatura e massa corporal, representam um importante meio de obtenção de informações das condições de saúde de uma população. Neste sentido o presente estudo objetivou responder o seguinte questionamento: Qual o perfil de crescimento físico dos escolares de 7 a 10 anos da rede particular de ensino, na cidade de Araguaína –TO? Participaram desta investigação 329 crianças, sendo 173 meninos e 156 meninas. O crescimento foi avaliado em ambos os gêneros quanto ao massa corporal, estatura. Considerou-se a adequação estatura/idade, peso/idade tomando-se como referência os valores proposto pelo National left of Health Statistics (NCHS-2002) relacionando estes com os valores da amostra investigada. Para análise dos dados utilizou-se percentis. Os resultados encontrados revelaram um perfil de normalidade na maioria dos escolares investigados, apresentando estes tendências para pesos e estatura elevadas. Conclui-se enfatizando a importância de medidas de orientação nutricional nas escolas com objetivo de reduzir e prevenir casos de excesso de pesos entre os escolares evitando futuros problemas de risco à saúde em idades maiores.
Downloads
Downloads
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).