DRENAGEM LINFÁTICA MANUAL NO TRATAMENTO DE MULHERES COM INSUFICIÊNCIA VENOSA CRÔNICA, PORTADORAS DE EDEMA DE MEMBROS INFERIORES
Palavras-chave:
Insuficiência Venosa Crônica, Fisioterapia, Drenagem Linfática ManualResumo
A insuficiência venosa crônica é uma doença que afeta o sistema venoso, causada por uma incompetência valvular, desencadeando edema secundário. O objetivo do presente estudo foi avaliar os efeitos da drenagem linfática manual na perimetria, goniometria e na qualidade de vida em mulheres com insuficiência venosa crônica, portadores de edema de membros inferiores. A amostra foi de quatro mulheres com idade entre 50 à 75 anos. Foram realizadas dez sessões de drenagem linfática manual. Para análise dos dados foi realizada a estatística descritiva e aplicado o teste "t" de student bicaudal com nível de significância p?0,05. Os resultados obtidos foram: redução de todos os pontos da perimetria no membro inferior direito, sendo que a média da diferença do pré e pós-tratamento foi de -0,88 ± 0,46 cm (p=0,00043) e para membro esquerdo foi de -0,43 ± 0,76 cm (p=0,128). Obteve-se um aumento na amplitude de movimento, sendo que para o membro inferior direito a média da diferença do pré e pós-tratamento foi de 4,25 ± 4,00 graus (p=0,081), e para o esquerdo foi de 5,20 ± 5,38 graus (p=0,10). Na qualidade de vida observou-se que houve um aumento em todos os oito domínios, resultando em um p=0,0022, sendo que maiores ganhos foram nos domínios limitações físicas e emocionais (50 pontos), seguido do domínio aspectos sociais (31,25 pontos), dor (25,25 pontos), saúde mental (25 pontos), vitalidade (15 pontos), estado geral da saúde (10,5 pontos) e capacidade funcional (8,75 pontos). Concluímos que, a drenagem linfática manual contribui na redução do edema, no ganho da amplitude de movimento e na melhora da qualidade de vida das mulheres com insuficiência venosa crônica, portadoras de edema de membros inferiores.
Downloads
Downloads
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).