A EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA E UM GRUPO DE ADOLESCENTES: DISCUTINDO A ADOLESCÊNCIA E A SEXUALIDADE.
Palavras-chave:
Extensão universitária, Promoção à saúde, SexualidadeResumo
A extensão universitária permite a troca de experiências e a produção do conhecimento técnico e prático, baseado nas necessidades apresentadas pela própria comunidade. Nessa relação transformadora entre universidade e sociedade, elegemos a promoção à saúde como dimensão principal de orientação, buscando modificar as condições de vida, de maneira digna e adequada, além de apontar para transformação dos processos individuais de tomada de decisões, favorecendo a qualidade de vida, saúde e sexualidade. O objetivo deste trabalho foi orientar os/as adolescentes participantes quanto às transformações biopsicossociais deste período, ampliando o entendimento da sexualidade e possibilitando reflexões sobre ela, contribuindo no desenvolvimento de atitudes responsáveis para o exercício da cidadania, para uma melhor qualidade de vida e, ainda, ressaltando ações voltadas para a auto-sustentabilidade. Esta pesquisa apresenta abordagem qualitativa e para o estudo e desenvolvimento das atividades seguimos o "Itinerário de Pesquisa" de Paulo Freire. Os resultados e discussão foram organizados de acordo com o perfil dos participantes, temas geradores, codificação e desvelamento crítico de cada tema gerador. Os temas geradores foram: puberdade; anatomia dos órgãos sexuais femininos e masculinos, ciclo menstrual e terminologias referentes à sexualidade. Através das experiências relatadas pelo grupo, os extensionistas contribuíram com seu conhecimento científico, os quais foram confrontados com suas experiências, ampliando os saberes de todos os envolvidos. As experiências foram válidas no processo de ensino e aprendizagem dos acadêmicos participantes e no estímulo da consciência crítica dos sujeitos participantes, auxiliando nas tomadas de decisões, na comunicação e na liderança.
Downloads
Downloads
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).