ANÁLISE DA POSTURA CORPORAL ADOTADA POR MULHERES COM SÍNDROME DE FIBROMIALGIA
Palavras-chave:
alterações posturais, fisioterapia, síndrome de fibromialgiaResumo
Introdução: A fibromialgia é uma síndrome dolorosa crônica de etiopatogenia desconhecida que acomete preferencialmente mulheres, é caracterizada por dores musculares difusas e pontos musculares dolorosos à palpação. Os portadores da Síndrome de Fibromialgia (SFM) podem apresentar ainda: distúrbio do sono, fadiga, cefaléia crônica, distúrbios psíquicos, intestinais e funcionais. Muitos pacientes podem apresentar alterações posturais que vêem a influenciar de maneira negativa na qualidade de vida, e aumentar suas queixas álgicas. Objetivo: Analisar a postura que mulheres portadoras da Síndrome de Fibromialgia. Abordagem Metodológica: A amostra foi composta por 33 (trinta e três) mulheres com Síndrome de Fibromialgia que participam do programa de assistência Interdisciplinar na Clínica de Fisioterapia da UNIVALI. Foi analisada a postura corporal de cada mulher individualmente, conforme a proposta por Marques (2005). O método de análise foi feito através da construção de uma tabela de referencia cruzada para a comparação entre as médias. Apresentação e Discussão dos Resultados: Após avaliarmos cada mulher portadora da Síndrome de Fibromialgia, a postura corporal estática predominante é a seguinte: pé com curvatura normal, calcâneo valgo, joelhos valgos e em rotação lateral, pelve em anteroversão e desniveladas para a esquerda, rotação da pelve para a direita, a coluna lombar alta está com hiperlordose e a baixa está com curvatura normal, cifose torácica normal, escápulas elevadas, ombros protraídos e desnivelados, clavículas em posição normal, porém com diferença de profundidade, coluna cervical alinhada, cabeça inclinada para a esquerda e rodada para a direita, retração mandibular. Considerações Finais: As alterações posturais encontradas em mulheres com Síndrome de Fibromialgia podem ser causadas por diversos fatores, assim como: desequilíbrios musculares, trabalho repetitivo, sobrecarga, medo, dor, tristeza, ansiedade, forma como encara a vida, raiva e sentimento de abandono.
Downloads
Downloads
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).