A FUNÇÃO DO LÍBERO NA RECEPÇÃO DE SAQUE E DEFESA DURANTE AS PARTIDAS DA SUPERLIGA FEMININA DE VOLEIBOL 2009/2010.
Palavras-chave:
Voleibol, Jogador líbero, Recepção, DefesaResumo
O objetivo dessa investigação científica foi identificar a eficácia, eficiência e erro da recepção do saque e da defesa do jogador líbero. Foram filmadas, e em seguida analisadas, onze partidas, contabilizando 44 sets, pertencentes a oito equipes participantes da Superliga 2009?2010 de Voleibol em jogos realizados na cidade do Recife – PE. Analisou-se 758 ações de recepção do saque, sendo 203 efetuadas pelo líbero e 555 pelos outros jogadores, e 1008 ações de defesa, sendo 278 pelo libero e 730 pelos demais jogadores. Como indicadores de perfomance utilizou-se a eficácia, eficiência e erro para as ações de recepção do saque e de defesa realizadas pelo líbero, as quais se distribuíam em escalas que variavam de 0 a 3 escores. A estatística descritiva foi utilizada através da média, desvio padrão e distribuição de frequência percentual. Na avaliação das diferenças entre as variáveis foi utilizado o teste t de Student, com nível de significância de p<0,05. Os resultados mostraram que 41,29% das ações de defesa e 57,28% das ações de recepção são consideradas eficazes, 45,76% e 78,48%, respectivamente, se enquadram como eficientes e 17,42% das defesas e 1,94% das recepções foram erradas. A presente investigação revelou a grande importância da atuação do jogador líbero nos fundamentos recepção e defesa em relação à performance da eficácia, eficiência e erro, mostrando que a maioria das suas ações de recepção do saque são mais eficazes e eficientes quando comparadas com as ações de defesa.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Publicado
2011-01-05
Edição
Seção
TRABALHOS PUBLICADOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
A FUNÇÃO DO LÍBERO NA RECEPÇÃO DE SAQUE E DEFESA DURANTE AS PARTIDAS DA SUPERLIGA FEMININA DE VOLEIBOL 2009/2010. (2011). Fiep Bulletin - Online, 81. https://ojs.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/203