INTEGRANDO A VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA ÀS COMISSÕES ASSESSORAS EM UM HOSPITAL UNIVERSITÁRIO PEDIÁTRICO
Palavras-chave:
Vigilância à saúde, qualidade da assistência, pediatriaResumo
A Vigilância Epidemiológica busca conhecer, detectar ou prevenir agravos à saúde individual ou coletiva tendo como finalidade recomendar e adotar as medidas de prevenção e controle. Essas ações no ambiente hospitalar se tornam ferramentas fundamentais para a avaliação contínua da assistência à saúde. Este estudo relata a experiência de implantação do Núcleo de Vigilância à Saúde (NUVISA) em um Hospital Universitário Pediátrico do Estado do Rio Grande Norte. O objetivo é descrever o processo de operacionalização de uma unidade organizativa que integra e articula as ações dos Serviços de Vigilância Epidemiológica e Comissões Assessoras de uma Instituição hospitalar. Trata-se de um estudo descritivo de análise situacional. A implantação do NUVISA envolveu o planejamento conjunto de ações e metas pelos Serviços de Vigilância Epidemiológica e Comissões Assessoras, o monitoramento e avaliação da qualidade da assistência prestada à criança e ao adolescente, através da definição de indicadores, pactuados em reunião, para ser utilizados por cada comissão e serviço e a produção e divulgação de boletins epidemiológicos que integram as informações e indicadores. Como resultado, definiu-se um perfil epidemiológico do hospital, o diagnostico da qualidade da assistência à saúde prestada à criança e ao adolescente, oportunizando a adoção de intervenções com vista a melhorar os indicadores, alocar recursos em áreas prioritárias e atender as reais necessidades da população.
Downloads
Downloads
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).