ENFERMAGEM NA ASSISTÊNCIA DA FAMÍLIA DOS PORTADORES DE CARDIOPATIA CONGÊNITA – ARTIGO DE REVISÃO
Palavras-chave:
família, criança, assistência de enfermagemResumo
Estudo de revisão de literatura, realizado nos bancos de dados da BDENF, SCIELO, MEDLINE, LILACS,CAPES, utilizando como descritores família, cardiopatia congênita e enfermagem. Com o objetivo de abordar o tema sobre a família das crianças portadoras de cardiopatias congênitas e relacionar a assistência de enfermagem no momento da internação destas crianças. A criança com cardiopatia congênita quando sofre intervenção cirúrgica e sua família passam por um processo de insegurança e é indispensável o preparo psicológico desta família para desempenha papel protetor junto a este pequeno paciente. Porém muitas vezes a família está inserida no processo de doença do seu filho, alheia as informações necessárias, apresentando a ansiedade podendo prejudicar a recuperação no pós-operatório. A assistência de enfermagem as crianças portadoras de cardiopatia congênita e sua família ocorre na maioria das vezes de maneira não sistematizada existindo uma lacuna no tocante assistência integralizada e contínua, ocorrendo apenas em momentos isolados, permitindo uma dicotomia na tríade enfermagem, família e criança, que onde nos leva a reflexão do como fazer uma enfermagem sistematizada organizada que tenha a pretensão de suprir todas as necessidades abordando os aspectos biopsicosociais no ambiente hospitalar e fora dele.
Downloads
Downloads
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).