SISTEMATIZAÇÃO DA ASSISTENCIA DE ENFERMAGEM: UM ANALISE REFLEXIVA
Palavras-chave:
sistematização da assistência de enfermagem, cuidado de enfermagem, processo de enfermagemResumo
Este artigo traz uma reflexão acerca da Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE) no Brasil na última década através de uma revisão de literatura com analise contextual, realizada com busca de material no banco de dados da biblioteca virtual da saúde (bvs), com o resgate de textos completos em língua portuguesa com os descritores de sistematização da assistência de enfermagem e processo de enfermagem. As primeiras instituições a adotar a SAE como modelo para a enfermagem foram os hospitais de cardiologia no sudeste do país e alguns hospitais Universitários do sul do Brasil, seguidos de várias outras experiências hospitalares que iniciaram de maneira diferente o processo de implantação. Em 2002, o conselho de enfermagem reafirmou em sua lei como necessário a incorporação da SAE pela classe trabalhadora da enfermagem. Na reflexão levantamos os seguintes questionamentos: Como deve ser esta incorporação do processo de enfermagem nas pratica cotidianas? De onde deve partir a iniciativa de mudança? Quem poderá auxiliar neste caminho? Apesar de haver muitos estudos na área de SAE e registros de implementação, o que se observa é que ainda existe muita dúvida no processo de implementação nas instituições de algumas regiões do Brasil, bem como há uma dicotomia entre serviço e centros formadores de profissionais, revelando assim verdadeiros obstáculos na concretização deste modelo de trabalho do enfermeiro. A SAE vem se desenvolvendo em algumas regiões do Brasil ainda de forma artesanal apesar de varias experiências vitoriosas de implantação da SAE, no entanto ainda existe um grande espaço a ser conquistado e agregado às atividades do enfermeiro, a fim de auxiliar no processo de implantação de uma nova metodologia de trabalho.
Downloads
Downloads
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).