RESOLUTIVIDADE DA ACUPUNTURA EM EFEITOS COLATERAIS DECORRENTES DA QUIMIOTERAPIA APLICADA EM UMA PACIENTE PORTADORA DE CÂNCER DE MAMA
Palavras-chave:
quimioterapia, efeitos de drogas, acupunturaResumo
Sob a ótica holística da Medicina Tradicional Chinesa (MTC), entendemos que a ansiedade, medo, tristeza, raiva e/ou dor ocasionam desarmonias psicossomáticas no ser humano e são responsáveis por sintomas de desconforto causadores do decréscimo na qualidade de vida. A acupuntura é um tratamento da MTC, acessível e com tempo de resposta mínimo para obtenção do alívio ou cura de sintomas, principalmente sem o uso de medicações alopatas da medicina ocidental. Descrevemos neste relato as considerações tecidas acerca do atendimento de uma senhora portadora de câncer de mama sob tratamento com quimioterapia bem como de seu diagnóstico energético, terapêutica escolhida e subseqüente resultados obtidos na medida em que a experiência da paciente frente à acupuntura vem acontecendo. Diante do exposto, o objetivo deste trabalho foi verificar a resposta da intervenção da MTC no combate aos efeitos colaterais decorrentes da quimioterapia em uma auxiliar de farmácia de 47 anos portadora de câncer de mama. Após anamnese consideramos que a paciente possui elemento constituinte terra, natureza Yin, apresenta estado geral vazio e porta um processo crônico de etiologia preferencialmente interna. Tomando como base as informações colhidas na avaliação inicial chegamos ao diagnóstico energético de deficiência do "Qi" do pi, do xue do xin, do xue do gan e do Yang do shen. Os encontros têm ocorrido essencialmente uma vez por semana, onde utilizamos aplicação de agulhas sistêmicas, moxabustão e auriculoterapia. Atualmente a paciente encontra-se com quadro geral estável, edemas discretos, imunidade restabelecida e apresentando estado emocional equilibrado mediante tratamento de acupuntura utilizando pontos como VC4, BP10, E36 e PC6. Ressaltamos que a mesma ainda irá submeter-se à última sessão do segundo ciclo de quimioterapia programada, portanto ainda não recebeu alta clínica.
Downloads
Downloads
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).