ANÁLISE DOS RISCOS CORONARIANOS EM MULHERES FUNCIONÁRIAS PÚBLICAS FEDERAIS DA CIDADE DE NOVA IGUAÇU – RJ, PRATICANTES E NÃO PRATICANTES DE YOGA, ATRAVÉS DA RELAÇÃO CINTURA QUADRIL (RCQ).
Palavras-chave:
Riscos Coronarianos, Funcionárias Públicas, Yoga,Resumo
Cada vez mais cresce o número de mortes devido às doenças coronarianas. O surgimento dessas doenças pode ocorrer devido a vários motivos, um deles é a obesidade. Praticar atividades físicas como Yoga e manter hábitos saudáveis podem ser recursos de prevenção válidos para que essas doenças não se apresentem durante nossa vida. O estudo teve como objetivo analisar os riscos coronarianos de mulheres funcionárias públicas praticantes e não praticantes de Yoga através da RCQ. Foram aferidos os perímetros da cintura e do quadril de 31 mulheres, com faixa etária que varia de 29 a 61 anos. Os resultados demonstram que as funcionárias praticantes de Yoga apresentam menores riscos de desenvolverem algum tipo de doença coronariana se comparadas com as funcionárias que não praticam a atividade.
Downloads
Downloads
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).